Coram Deo É uma expressão teológica em latim surgida no início do século XVI, que significa perante a face de Deus ou diante de Deus. Para saber o que significa estar diante de Deus é imprescindível saber como Deus se revela a nós. O verdadeiro conhecimento de Deus só pode ser adquirido graças à revelação que Ele dá de Si mesmo. Deus só pode ser conhecido se Ele Se revelar, e na medida em que o faz. Sem a revelação, o homem nunca seria capaz de adquirir qualquer conhecimento de Deus. Partindo desse pressuposto temos como chegar numa correta percepção bíblico-teológica para sabermos como Deus Se revelou e ainda Se revela ao homem. Deus Se revela distintamente por meio da revelação geral e da revelação especial:
Revelação geral - Trata-se da revelação que Deus nos dá por meio das obras da criação. A natureza é o palco no qual podemos perceber quem é o Criador. É como se Deus tivesse deixado as Suas impressões digitais nas obras da Criação (Salmo 19; Atos 14.17; Romanos 1.19-20). A revelação geral inclui as obras da providência e a constituição do ser humano (senso moral e da divindade). No entanto, a revelação geral pode, no máximo, comunicar certas verdades, mas não comunica nada sobre a graça e o perdão e, frequentemente, é uma revelação da ira (Rm 1.18-20) - nada muda na existência por meio desta revelação. Ela, de alguma forma, ilumina a mente e restringe o pecado, mas não regenera a natureza de seres humanos caídos e do mundo.
Revelação Especial - É o conhecimento que Deus dá de Si mesmo como nosso Redentor. Sendo revelação, não tem nada a ver com as descobertas que o homem tem sobre Deus, mas tem a ver com o conhecimento que vem até nós procedente do próprio Deus (Hebreus 1.1-4; Salmo 147.19-20; Salmo 19; João 1.18; Colossenses 2.9). A autorrevelação de Deus vem até nós mediante a uma grande narrativa progressiva que perpassa pela Criação Queda Redenção Consumação. A humanidade caída vê essa revelação apenas em parte e com os olhos vendados, portanto, uma revelação especial é necessária, e é providenciada pela graça. Nessa revelação, Deus Se faz conhecido a nós como o Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. A revelação especial alcançou seu ápice em Jesus Cristo, o Mediador da criação e da redenção. Tem como objetivo recriar a humanidade conforme a imagem de Deus, estabelecer o Reino de Deus na terra, redimir o mundo do poder do pecado e, assim, glorificar o Nome do Senhor em todas as suas criaturas.
Na carta de Romanos 5.10 diz: Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. O texto infere duas possibilidades de estar diante de Deus, ser inimigo ou amigo de Deus.
Após a queda no pecado, o homem natural, sem a revelação de Cristo, se apresenta diante de Deus, como inimigo de Deus. O seu coração está voltado para sua própria vontade e seus desejos, sua justiça está muito aquém da justiça de Deus. A sua bondade e o seu amor foram desfigurados pelo pecado, ele quer ser independente e fazer o que lhe apraz, ele sabe que precisa de Deus, mas irredutivelmente não O quer, prefere viver a seu bel-prazer. Como em Filipenses 3.18 diz: O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.
Contudo, fora revelado ao mundo as boas-novas, o Evangelho, apesar do pecado do homem e, mesmo sem merecimento algum, Deus - pelo Seu amor incondicional - abre o caminho para restaurar a comunhão que fora quebrada; Deus, em Sua graça providencial, envia Seu filho como propiciação pelos pecados de Seu povo. Nesta condição, o homem se apresenta diante de Deus como amigo de Deus, e por toda a eternidade. Isso só se tornou possível mediante a revelação do Redentor Jesus Cristo. A morte expiatória de Cristo resgatou para Deus um povo santo chamado Igreja. O destino glorioso dos amigos de Deus é aquele citado em Romanos 8.30: E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Sproul (teólogo calvinista estadunidense e pastor, falecido em 2017) dizia que A grande ideia da vida cristã é Coram Deo. Coram Deo captura a essência da vida cristã. Viver Coram Deo é viver a vida inteira na presença de Deus. Isso quer dizer que, de uma maneira prática, os cristãos redimidos em Cristo devem viver diante de Deus em quaisquer circunstâncias trabalhando, estudando, descansando, cultuando, ensinando; e em quaisquer lugares seja em casa, no trabalho, na escola ou na igreja. Na realidade, em todas as situações o homem sempre estará servindo a Deus ou não.
Finalmente, viver diante de Deus é viver pelo testemunho de vida, é viver a vida inteira na presença de Deus, sob autoridade de Deus, submetendo sua própria vontade para a glória de Deus. Tudo que os cristãos fizerem ou possam fazer, estimulados pela Palavra de Deus, que façam diante de Deus para a glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Para reflexão: Como estamos diante de Deus?
- Lic. Milton Fernandes - Licenciado