Ação Cidadania 2019

“Voltem sempre”. As palavras do prefeito de São Tiago, Denilson Silva Reis, ilustram bem o sentimento da população são tiaguense, após receberem o Projeto Ação Cidadania. Nos dias 19 e 20 de abril, 157 voluntários – entre homens e mulheres das mais variadas idades – dedicaram-se ao serviço aos moradores da cidade localizada no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Ao todo, foram realizados 500 atendimentos, entre exames e consultas de diferentes especialidades, assistência jurídica, cortes de cabelo, além de bazar, oficinas e atividades para crianças.

A equipe de evangelismo distribuiu nove mil folhetos e, por meio de visitas e orações, 120 pessoas confirmaram sua fé, tendo sido ainda 200 crianças evangelizadas. Cerca de 80% do município, com aproximadamente oito mil habitantes, foi visitado. “A Prefeitura de São Tiago, na figura do Prefeito Denilson Silva Reis, nos deu um importante suporte, cedendo as dependências dos postos de saúde e de uma escola municipal, para que o projeto fosse realizado com sucesso. Contamos também com o apoio das igrejas evangélicas da cidade”, declara o Pr. Gidiel Câmara, coordenador geral do projeto.

O Prefeito é só agradecimentos. De acordo com ele, a Oitava demonstrou, por meio da iniciativa, o verdadeiro amor de Jesus. “Agradecemos e parabenizamos os irmãos por tamanho carinho para conosco. Quero dizer, do fundo do meu coração, que toda a cidade ficou impactada com a generosidade de vocês. Chegaram como verdadeira igreja, prontos a nos servir”, revela.

Uma das ferramentas de evangelismo utilizadas por parte dos voluntários para levar a mensagem de Cristo foi a música. Nosso Pastor Auxiliar, Tiago Torres, reuniu uma turma com violão, instrumentos de percussão e saxofone. “Cantamos, fizemos orações… a música tem o poder de trazer memórias e emoções, e a gente juntou a isso uma boa palavra. Desfrutamos momentos maravilhosos em São Tiago!”. Já o Pr. Eloízio Coelho coordenou a equipe que foi de casa em casa entregando panfletos e evangelizando: “A receptividade foi muito boa!”, comemora o Pastor.

Após conversa com o Secretário de Saúde do município, a farmácia de um dos postos de saúde foi aberta em pleno feriado. “Nosso objetivo foi trazer para a cidade todas as especialidades [médicas] que conseguíssemos, porque a população de São Tiago tem uma fila de espera na regulação do SUS, o que os impede de terem acesso a esses profissionais especializados. Tudo o que a gente faz na saúde é por causa de Jesus Cristo. Foi ele quem nos uniu, nos salvou, nos fez Igreja do Senhor e despertou em nós essa vocação”, relata a voluntária Denise nascimento, enfermeira coordenadora da área de saúde.

Para Raquel Teixeira, que auxilia os pastores na coordenação geral do projeto, o Ação Cidadania é uma iniciativa diferenciada. “Pessoas que nunca haviam trabalhado juntas trabalham muito bem, em sintonia, acrescentando à vida da outra. É bastante perceptível o amor de Cristo na ação de cada voluntário”, conta. “O que percebo no Ação Cidadania”, ela continua, “é que o Senhor prepara cada cidade e, quando a equipe chega, o terreno já está fértil para que a Palavra dele seja propagada. As pessoas que participam do voluntariado têm um brilho diferente no olhar”.

O saldo do Ação Cidadania 2019 foi extremamente positivo. Talvez os expressivos números não relatem com exatidão os benefícios e o legado deixado à população de São Tiago que, desde o início, abraçou a ideia e colaborou para o sucesso da iniciativa. É preciso, no entanto, que continuemos orando pela cidade. Lembre-se sempre dos são tiaguenses em suas súplicas e prepare-se para o Ação Cidadania do ano que vem! Em 2020, uma outra cidade, novas histórias e novos desafios à nossa espera. E aí, podemos contar com você?