Menu

Notícias

TUDO PRONTO PARA O VOCACIONADOS 2018!

Realizado pela Oitava há quase 15 anos, o Vocacionados é um curso de preparação, capacitação e direcionamento para cristãos com chamado missionário, especialmente para os membros da Igreja.

“O treinamento em discipulado em uma igreja local é chamado de treinamento ou educação informal. É importante que pastores e líderes de igreja estejam conscientes dos benefícios deste preparo. O missionário reproduzirá o que recebeu da igreja local.” A frase de William D. Taylor, em Valioso demais para que se perca, diz muito sobre os esforços da Oitava em treinar e enviar missionários, evangelistas e seu próprio povo para proclamar a Cristo por onde estiverem. Uma das ferramentas utilizadas, então, é o Vocacionados. Criado em 2004, com a missionária Soninha, e que, desde então, já preparou centenas de pessoas para missões e visitou dezenas de campos, como o Peru, Uruguai e Bolívia, últimos locais em que o grupo serviu com projetos missionários.

As aulas da nova edição começam hoje, 6 de maio, e serão realizadas aos domingos, entre 17h e 19h, na Oitava, sempre na sala 307. Com recesso em julho, a previsão é que o curso seja concluído em novembro, mês, também, em que será realizada a formatura dos alunos. A expectativa para o início das aulas é grande, conforme declara o Presbítero Wellerson Chaves, que está na coordenação do curso em 2018, e que também descreve o intuito do curso: “É com muita alegria que começamos mais um curso Vocacionados. O objetivo é treinar e orientar pessoas com vocação ministerial. A ideia é que o vocacionado aprenda a desenvolver o seu chamado”.

Neste ano, está estruturado com disciplinas cristãs, teológicas, missiológicas e antropológicas, como: Teologia Bíblica da Missão, Práticas Devocionais e caráter do missionário, História das Missões, Células – como estratégia de campo, Missão Integral, Introdução à Missiologia, Panorama da Missão da Igreja – desafios atuais, Desenvolvimento de Liderança, Antropologia Cultural, Oito menos evangelizados, Evangelismo Infantil e Adulto, Fenomenologia da Religião e Missão Urbana.

O time de professores é um peso e tanto para o sucesso do curso, reunindo nomes como Pr. Jeremias Pereira, Pr. Luís Fernando Nacif Rocha, Pr. Eduardo Borges, Miriam Zanutti e Célia Laranjo. O objetivo, segundo o Presbítero Wellerson, é que os professores “possam nos acrescentar com sua experiência ministerial e que estejam alinhados à visão do curso”. Além das aulas em sala, estão programadas atividades práticas durante o ano: leituras de livros; visitas a agências missionárias, como a Missão AMEM; duas viagens ao CEM, o Centro Evangélico de Missões; e, mensalmente, no último domingo, a participação no Service in English, com o objetivo de praticar o idioma.

Como uma iniciativa já consolidada da Oitava, realizada há quase 15 anos, o Vocacionados já serviu de base para o envio de missionários a inúmeros projetos e países. De acordo com o Presbítero, o curso possibilita uma visão mais madura sobre missões e um preparo relevante para o vocacionado, para a igreja e para o mundo: “Em primeiro lugar, trabalhar com esse tema é trabalhar a nossa vocação enquanto Igreja do Senhor Jesus. Em segundo lugar, trabalhar com esse tema é estar alinhado à orientação do Conselho da Oitava e ao Conselho Missionário. Além disso, o curso tem proporcionado pessoas mais maduras quanto ao tema missionário”.

Ele assegura que, ao final de um ano, o aluno que investiu em seu ministério terá ainda mais sensibilidade para lidar com o seu chamado e estará preparado para potencializá-lo em ações práticas: “Atualmente, temos missionários que passaram pelo curso e que estão no campo. Seja dando aula ou como aluno. Não podemos esquecer que o DNA do curso é missionário e que levar as boas novas faz parte da nossa missão. Ao levar o Evangelho, proporcionamos ao indivíduo e à comunidade, a oportunidade de terem suas vidas transformadas. Tudo isso com a doce presença do Espírito Santo em nós”, explica.

Um dos diferenciais do Vocacionados é esse viés prático, sempre valorizando ações de evangelismo, viagens missionárias e outros tipos de movimento que levam o candidato ao campo. Por isso, ao final do curso, o vocacionado será indicado à missões parceiras como a Juvep e Esperança. Além disso, a expectativa deste ano é que novas viagens de curto prazo sejam realizadas a projetos já estabelecidos.

Ainda há vagas para novas inscrições e o conselho do Presbítero Wellerson é que o vocacionado aproveite este tempo de forma plena: “Temos estrutura adequada, professores de alta qualidade e com prática ministerial e contatos importantes, sejam com missionários, agências ou projetos em todo o mundo. Vocacionado, aproveite cada aula para aprender mais sobre a obra da Igreja. Potencialize seu chamado. Reforce e adquira novos conceitos. Deixe Jesus transformar sua vida e usá-la conforme à vontade D’Ele”, reforça.

“E COMO PREGARÃO, SE NÃO FOREM ENVIADOS? COMO ESTÁ ESCRITO: QUÃO FORMOSOS SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM COISAS BOAS!” (RM 10.15)

 

Para participar, é necessário, primordialmente, ter o chamado ao ministério, além de amar a Cristo e desejar obedecer esse chamado como Igreja; ter mais de 18 anos e, se for de outra igreja, ter autorização de seu pastor (conforme formulário disponibilizado pelo curso). Também ficou com vontade de fazer parte do Vocacionados? Faça sua inscrição no site da Oitava ou entre em contato pelo e-mail: vocacionados@oitavaigreja.org.br. Invista em seu chamado e cumpra o Ide do Senhor!