Escolha sua unidade

Artigos E Notícias

PEDE-ME, E TE DAREI AS NAÇÕES

SL 2.8

Jesus viveu praticamente a sua vida inteira nas regiões da Judeia e Galileia, com rápidas incursões nas províncias romanas nos arredores de Israel. Os evangelhos mencionam gregos que quiseram conversar com Jesus (Jo 12.20-22), mas os verdadeiros estrangeiros que falaram com ele eram gentes da redondeza. Poderíamos concluir, assim, que Jesus era uma pessoa focada em Israel e nos israelitas, mas isso está longe de ser uma verdade bíblica.

O próprio povo de Israel foi formado a partir de Abraão, a quem foi dito: “Em ti serão benditas todas as nações da terra” (Gn 12.3; 22.18). O povo de Deus já tinha em seu DNA a bênção para as nações, e apesar de isso ter sido negligenciado por diversas gerações desse povo, Deus usou os profetas para alertá-los acerca disso, falando que o Messias estava por vir e que ele seria “luz para os gentios” (Is 49.6). Não é à toa que Jesus centraliza inicialmente seu ministério na “Galileia dos gentios” (Is 9.1), um provável treinamento para seus discípulos, indicando que o Evangelho não veio apenas para Jerusalém e os judeus.

Jesus, o Filho de Deus encarnado, veio cumprir os planos eternos de salvação do Senhor, cujo alvo foi, desde o início, todas as nações. Por isso Davi retrata em um salmo ricamente messiânico uma conversa do Senhor com o Messias: “Pede-me e te darei as nações como herança” (Sl 2.8). Ele vem dos judeus, mas é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (Ap 19.16). Em sua visão, o profeta contemplou que “toda a terra está cheia de sua glória” (Is 6.3), por isso os salvos cantam o cântico do Cordeiro, dizendo que ele é o “Todo-Poderoso, Rei das nações” (Ap 15.3).

O diálogo “pede-me e te darei”, do Salmo, não retrata uma possibilidade, mas uma realidade. As nações são do Senhor Jesus. Ele as conquistou na cruz, e uma a uma as buscará por intermédio da pregação do Evangelho de sua Igreja. Por isso, entre a cruz com o túmulo vazio e a manifestação plena do Rei das nações temos o “Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações” (Mc 16.15; Mt 28.18). A Igreja de Cristo é missionária porque nosso Senhor é o Senhor de todas as nações, e, pela pregação do Evangelho, há de se cumprir o cântico final:

“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação” (Ap 7.9-10).

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha ? Pastor Auxiliar

Mais publicações

JESUS, O DEUS QUE VENCEU A MORTE

19 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

CURSOS DO MINISTÉRIO DE FAMÍLIA

04 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

CURSOS DO MAS

04 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

RECONSTRUA SUA VIDA COM DEUS

01 de dezembro de 2025

Ler artigo completo

Cursos de artesanato

27 de novembro de 2025

Ler artigo completo

CURSO MULHER ÚNICA

24 de novembro de 2025

Ler artigo completo

RECONSTRUA SUAS EMOÇÕES

14 de novembro de 2025

Ler artigo completo

O SECRETO QUE RESTAURA A ALMA

24 de outubro de 2025

Ler artigo completo

A PALAVRA GUARDADA NO CORAÇÃO

20 de outubro de 2025

Ler artigo completo

JONAS ANDANDO COM DEUS

14 de novembro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte