Mulheres: VALENTES, UNGIDAS, VIRTUOSAS E TEMENTES A DEUS

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de muitos rubis” (Pv 31.10).

O texto bíblico tirado do livro de Provérbios é frequentemente tomado como uma referência às mulheres que exercem grande influência em suas casas e comunidades, ainda que suas atitudes possam parecer pequenas.

Muitas mulheres foram importantes na vida da igreja. Jesus valorizou e preservou as mulheres: a mulher adúltera de ser apedrejada; Madalena sendo transformada; Marta e Maria que eram suas amigas; a mulher que foi curada de um fluxo de sangue; a samaritana no poço de Jacó… Jesus amou as mulheres. Uma mulher foi escolhida por Deus para trazer o Salvador a este mundo. Uma mulher que atendeu ao chamado de Deus com sua obediência e humildade. Não há modelo melhor para todas as mulheres!

No que diz respeito ao Ano do Jubileu, não podemos esquecer de mulheres que marcaram uma geração com um legado em diversas áreas: orações e intercessões, criação de ministérios, piedade, zelo, amor à obra do Senhor e pela igreja.

Oramos, reconhecemos e valorizamos mulheres que temem ao Senhor, que andam nos seus caminhos, que anunciam o Evangelho, que regam os pés de Jesus com lágrimas e os enxugam com seus cabelos. Que quebram o vaso de alabastro aos pés do Senhor. Aquelas que um dia ouviram do Mestre: “Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?… Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais”. Aquelas que foram encontradas e receberam uma palavra de esperança: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou”, ou: “Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres!”. Mulheres que honrem seus pais, amem seus maridos, abençoem seus filhos e recebam a herança do Senhor com seus netos.

Dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Que nesta data possamos valorizar tantas Anas, Cláudias, Déboras, Marias, Paulas, Rutes, mulheres simples e abençoadas que fizeram e fazem ainda mais diferença em nossos lares, igrejas e sociedade. Que a geração atual e a do futuro tenham como exemplos essas valentes, ungidas, virtuosas e tementes a Deus.

“A mulher foi feita de uma costela tirada do lado de Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.” (Matthew Henry) Viva as mulheres virtuosas e cheias do Espírito Santo!

Pr. Thiago Assumpção · Pastor Auxiliar