Menu

Blog

PRIMEIROS PASSOS NO CASAMENTO

06
nov
  • Blog
  • Nenhum comentário

Os primeiros passos fazem parte de todo início de caminhada. Eles são essenciais para o desenvolvimento e amadurecimento de qualquer pessoa que deseja completar uma jornada. Esse período singular contém algumas peculiaridades: os primeiros passos não podem ser transferidos para pessoas que já os deram anteriormente. O bebê precisa aprender a caminhar com suas próprias pernas. Os pais não podem dar esses passos por ele. Além disso, na tentativa de sair do lugar, o aprendizado é acompanhado de desequilíbrio, tropeços e quedas, não havendo outra maneira de se aprender a andar.

Podemos fazer uma analogia desses primeiros passos de um bebê com de um casal na vida conjugal. É claro que, neste caso, a imaturidade de um bebê não pode ser justificada, pois no casamento ambos são adultos. No entanto, mesmo sendo crescidos, e mesmo que já sejam cristãos maduros, os cônjuges ainda não sabem viver casados. Sendo assim, o que um casal deve fazer para dar corretamente seus primeiros passos no matrimônio? Edificar sua casa sobre a Rocha, que é o Senhor Jesus e a sua Palavra.

Em Mateus 7.24-27, Jesus compara aquele que ouve suas palavras e as pratica como um homem sábio que decidiu edificar sua casa sobre a rocha. Sabemos que tempestades vêm sobre todos os casais e sobre todas as famílias, portanto é necessário que o casamento seja fundamentado na Palavra de Deus. Um casamento edificado sobre Cristo necessariamente estará baseado em alguns pilares. São eles:

COMPROMISSO COM A ORAÇÃO

Casais crentes precisam crer no poder da oração e mais, precisam orar. Maridos devem ser os maiores intercessores pela vida de suas esposas, e esposas devem ser as maiores intercessoras pelas vidas de seus maridos. Pais devem orar pelas vidas de seus filhos, e filhos precisam orar pela vida de seus pais. Casais crentes precisam colocar diante do Senhor, em oração, sua saúde emocional, sua vida sexual, seu trabalho, seus sonhos e suas finanças. A oração é um pilar de sustentação.

COMPROMISSO COM A PALAVRA

Casais crentes devem ler a Bíblia. Cada parte precisa ter sua vida com Deus, mas é de suma importância que ambos desenvolvam, juntos, uma vida devocional saudável. A Palavra de Deus será para o casamento lâmpada para os pés e luz para os caminhos. Será a direção para a tomada de decisões, a coragem para os dias de luta, o consolo para os dias de luto, a sabedoria e a alegria para a caminhada.

COMPROMISSO COM O PERDÃO

Casais crentes precisam ter como maior marca de seu relacionamento o perdão, assim como todo aquele que foi perdoado por Jesus. Da mesma forma que as alianças precisam de polimento para restaurar o brilho, o casamento demanda perdão, por conta dos arranhões e marcas que o atrito do diaa-dia deixa em seus corações.

COMPROMISSO COM A IGREJA DE CRISTO

Casais crentes são comissionados por Deus para a obra missionária, para o serviço na igreja, para o sustento financeiro da congregação e para a formação da cultura.

Pr. Israel Abreu · Pastor Auxiliar