IGREJAS AO REDOR DO MUNDO

Que o mundo tem se tornado cada vez mais globalizado não há discussão. A tecnologia encurtou distâncias e culturas, a ponto de nos assustarmos quando nos deparamos com um país ou grupo social que não está, em algum nível, conectado ao resto do mundo pela internet.

No meio religioso, isso também traz suas influências. E como tudo na globalização, temos que saber o que chega a nós de informação e como também podemos buscar maior integração visando participar da grande família estendida do cristianismo. Com a maior facilidade de se viajar para fora do país e com o maior conhecimento de uma segunda língua, não podemos excluir oportunidades, seja de um contato virtual, seja de uma visita física a países que antes considerávamos inatingíveis.

Assim, vivemos um tempo especial, com excelentes oportunidades de conhecer irmãos que adoram nos quatro cantos do globo, e, para os que viajam ou planejam viajar, ou até para aqueles que se mantém antenados sem sair de casa, aí vão algumas dicas de sites e ministérios que vale muito a pena uma visita:

Redeemer Presbyterian Church,

NY/EUA (www.redeemer.com)

Conhecida pelo seu principal pastor, Timothy Keller, é uma igreja que floresceu no centro de Nova Iorque, uma cidade mais conhecida por abafar a espiritualidade das pessoas do que por promovê-la. Com uma linguagem que explicava Jesus e a espiritualidade cristã aos céticos, Tim Keller e a Redeemer experimentaram um enorme crescimento, influenciando também igrejas ao redor do mundo.

Hillsong Portugal

(www.hillsong.com/pt/portugal/)

Liderada pelo Pr. Mário Rui Boto, é uma referência de uma comunidade avivada e crescente em terras portuguesas, ainda fortemente influenciada pelo catolicismo romano. Espalha-se em comunidades na capital, Lisboa, em Porto, e outras cinco regiões do país. Para quem quer escutar mensagens no típico sotaque lusitano, os sermões são disponibilizados no site.

Iglesia Evangélica Buen Pastor, Espanha (www.buenpastor.es)

Chamada por muitos de “cemitério de trabalhos missionários”, a Espanha testemunha novos tempos de crescimento da igreja evangélica. Um exemplo é a Igreja Bom Pastor, com sua liderança multicultural e foco no trabalho missionário, que vem se destacando naquela nação com um testemunho vivo por meio de um ministério urbano.

Primeira Igreja Batista da Flórida, EUA (www.pibflorida.org)

Com o lema “Somos abençoados para abençoar”, há mais de 25 anos sob a liderança do Pr. Silair Almeida, a PIB Flórida tem sido referência para a comunidade brasileira, também mantendo o olhar missionário para os não alcançados de outras nações.

El Lugar de Su Presencia, Bogotá, Colômbia (www.supresencia.com)

Uma igreja jovem e alegre, explorando o melhor da música e da tecnologia, mas sem deixar de lado a ênfase evangelística e o ensino bíblico. Su Presencia é uma das maiores comunidades evangélicas de Bogotá, mas sem perder a proximidade e a comunhão por meio das células. Ainda que pela internet, mais do que treinar a língua espanhola, podemos ser edificados com excelentes mensagens.

The Bible Project

(www.thebibleproject.com)

Para os que não podem viajar, mas mesmo assim desejam ser edificados com algo “de fora”, o The Bible Project foi criado por dois amigos para colocar em excelentes animações o conteúdo bíblico de forma simples e criativa. Todos os livros da Bíblia e diversos temas são apresentados de tal forma que tanto iniciantes quanto antigos leitores da Bíblia a entendem ainda melhor e de forma mais profunda. O projeto de tradução de todos os vídeos para o português já começou, mas já é possível encontrar vários deles com legendas em nossa língua.

É claro que essa é só uma pequena amostra do que temos fora do Brasil. Se você for a qualquer uma dessas cidades, há, ainda, muitas outras opções. Viajando ou não, fica o desafio para praticar de forma edificante uma segunda ou terceira língua. E não podemos nunca deixar de mencionar o já tradicional Service in English, nosso culto 100% em inglês, que acontece todo último domingo do mês, no Salão Social, às 17h. Come worship the Lord Jesus with us!

Pr. Luís Fernando Nacif Rocha · Pastor Auxiliar