Menu

Estudos e artigos

DO SENHOR É O REINO

SL 22.28 | MT 6.13,33

Quando paramos para observar a criação – os animais, as árvores, o sol, a lua, o mar, as estrelas, ficamos impressionados com tanta riqueza de detalhes. Somente um Deus Todo Poderoso seria capaz de criar tantas coisas que nos deixam maravilhados. É muita diversidade, muita coisa que nem sabemos que existe e que deixa “uma marca” da perfeição do Criador no céu e na terra. A Bíblia diz que “os céus declaram a glória de Deus”, do nosso Rei, e que “o firmamento proclama a obra das Suas mãos” (Sl 19.1). Ou seja, por todos os lados podemos contemplar algo que foi criado pelo Senhor, como marca do seu Reino, e, consequentemente, sermos impactados por seu grande poder e glória, que pertencem a ele para sempre.

Reino é uma forma de governo em que a autoridade reside em um rei. Esse governo estende-se sobre todos os territórios e pessoas que estão debaixo do domínio do rei. Nos tempos bíblicos, a maioria dos povos era governada por reis. Por isso, as nações eram chamadas reinos. Assim também é o governo de Deus. Deus é a fonte de toda autoridade. Ele é o Rei absoluto do universo por direito inerente, por ser seu Criador, dono e sustentador. Ele é a autoridade suprema sobre tudo que existe, sobre o que é visível, e o que é invisível, sobre a criação, os anjos, a humanidade, a história, as nações e os eventos futuros.

O governo sempre reflete o caráter do governante. Nesse caso, é Jesus Cristo quem governa com a autoridade que surge de sua morte e ressurreição, pelas quais revelou o amor e a justiça de Deus, e ganhou o direito de reinar sobre o mundo inteiro. Além disso, como Deus criou o homem à sua imagem, este nunca poderá viver bem ou realizar-se à parte da vontade de Deus. Sem ela não se pode ser a pessoa que Deus quer que seja.

Todos nós nascemos no reino das trevas por sermos descendentes de Adão (Ef 2.3), mas Deus quer nos transportar para seu Reino. Por isso, ele enviou seu Filho, que nos chama a segui-lo e a sermos seus discípulos. A verdadeira conversão é ser livre do poder das trevas e transportado para o reino da luz: “…Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém” (Mt 6.13).

Pr. Thiago Assumpção ∙ Pastor Auxiliar